top of page

SOBRE A ESCOLA GREGÓRIO

A DIRETORA

This is a great place to tell people more about yourself and peak their interest.

For more info, they can follow you on social in a click.

  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon
Boas-Vindas!
 
Seja bem-vindo, colega! Esperamos que esta se torne na sua casa por muitos anos e que encontre em todos nós uma segunda família. 

Certamente viveremos grandes momentos e todos juntos iremos alcançar muito sucesso. Suas qualidades e capacidades vão acrescentar muitos pontos positivos ao grupo e sei que iremos aprender muito com você também. 

É com muita alegria e de braços abertos que hoje recebemos você!Seja bem-vindo, colega! Esperamos que esta se torne na sua casa por muitos anos e que encontre em todos nós uma segunda família. 

Certamente viveremos grandes momentos e todos juntos iremos alcançar muito sucesso. Suas qualidades e capacidades vão acrescentar muitos pontos positivos ao grupo e sei que iremos aprender muito com você também. 

É com muita alegria e de braços abertos que hoje recebemos você!
Nossa história

A escolaridade em Ribeirão Pequeno surgiu em 1916, pelo professor Manoel Miguel da Silva que ministrava as aulas em sua própria casa. Na medida em que as famílias chegavam na comunidade novas turmas de alunos eram formadas, ficando um professor para trabalhar com os meninos e outro para trabalhar com as meninas. O professor José Barreto lecionava para os meninos e a professora Dorvalina Machado Coelho lecionava para as meninas. A professora conhecida por Laidinha dava aula de ginástica em frente à igreja. Na hora do recreio todos os alunos vinham em fila e ali tinham aula de ginástica.
Mais tarde os alunos foram selecionados em secção A e seção B. Os alunos que já dominavam a leitura na cartilha, liam de pé para os outros observarem bem. Depois passavam para o primeiro livro que era o primeiro ano primário. Os alunos que tinham dificuldades faziam parte da seção B e liam sentados. Houve muitas mudanças no nome da escola antes era escola mista, depois desdobrada, isolada e em 1957, transformou-se em Escola Reunida Gregório Manoel de Bem, sob a direção da senhora Daír Gaberlotti de Bem.
Muitos professores passaram por nossa escola. Os mais antigos foram: Manoel Miguel da Silva, Dorvalina Machado Coelho, Laidinha, Maria Figueiredo, Gelta, Prudência, José Barreto, Julieta de Oliveira Corrêa, Onélia Félix Alves, Dair Garbelloti de Bem, Diva Pessoa, Maria Aparecida Wechi e outros.
Antigamente os alunos recebiam muitas punições até quando não aprendiam. As punições mais drásticas foram: palmatória – era um tipo de régua grande, tendo uma parte mais larga e furada que, quando batia na palma da mão, doía muito e inchava, os alunos ficavam ajoelhados em cima de milho, pedregulho e ainda recebiam dez chapéus empilhados na cabeça e na boca um charuto feito de palha de milho.
Em 29 de abril de 1967, em um sábado, pela primeira vez na sua história, Ribeirão Pequeno recebia um governador, Dr. Ivo Silveira, com sua comitiva para solenemente inaugurar o Grupo Escolar Gregório Manoel de Bem. Anos depois, no dia 28 de abril de 1976 passou a ser Escola Básica Gregório Manoel de Bem,  sob a direção da senhora Ana Maria de Bem Silva (neta do patrono). No ano de 2009 foi autorizado o funcionamento do Curso de Ensino Médio na Unidade Escolar, sob a direção da senhora Maria do Rosário Adriano Corrêa, filha da comunidade.
Em 10 de setembro de 2010 o novo prédio escolar é inaugurado pelo governador Leonel Arcângelo Pavan, com a presença de outras autoridades do Estado e do município, sob a direção da senhora Maria do Rosário Adriano Corrêa, filha da comunidade.

Patrono

Gregório Manoel de Bem nasceu no Distrito de Ribeirão Pequeno. Seus pais eram: Manoel Hypólito de Bem e Anna de Souza de Bem. Casou-se com Anna Anthonia de Bem e teve nove filhos. Desde então, progrediu no comércio, pois tinha uma loja que vendia de tudo, desde alimentos até roupas, e atendia todas as comunidades da região.
Gregório Manoel de Bem
era uma pessoa muito importante e presente em todas as decisões da comunidade. Foi grande lutador. Tudo fez para iniciar a construção da igreja do Distrito de Ribeirão Pequeno, sendo auxiliado pelas comunidades vizinhas pois era a primeira da região. Batalhou tanto em sua vida que deixou sua marca registrada na história do Ribeirão Pequeno e em outras comunidades vizinhas. Para homenageá-lo, a comunidade deu o nome a sua escola local de Escola de Educação Básica Gregório Manoel de Bem.

Foto Manoel  Gregorio2.jpg

© 2019 por Gregório Manol De Bem. Orgulhosamente criado por Vinicius Duarte Henrique e Bruno Justino.

  • Vinicius Duarte
  • Bruno Justino
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
  • w-youtube
bottom of page